(11) 3858-9424


Ensaio de Micrografia

Micrografia e macrografia são métodos de ensaios que fazem parte das análises metalográficas, que tem como função analisar as características estruturais dos metais e de suas ligas, relacionando-as com as suas propriedades físicas, químicas e mecânicas.

São realizados em diversos tipos de materiais metálicos, tais como, aço carbonos de baixa e alta liga, aço ferramentas, aço inoxidáveis, ferro fundido cinzento e nodular e nas ligas não ferrosas (cobre, alumínio, etc)

 

Micrografia

O ensaio de micrografia permite analisar informações importantes sobre as estruturas dos materiais e detectar as alterações na matriz da microestrutura, identificar alguns tipos de microconstituintes.

No caso do aço é importante para a verificação do tamanho de grão, da qualidade dos tratamentos térmicos de normalização, recozimento, têmpera e revenido, como também as inclusões não metálicas, com objetivo de anteceder maiores problemas e falhas futuras nas peças e equipamentos.

Desta forma agir de maneira preventiva, aumentando a qualidade do produto em questão, e por consequência a sua durabilidade, deixando-o apto a atuar com máxima eficiência.

 

Método de analise

Após a preparação da amostra, apresentada nas postagens anteriores, a análise é realizada em microscópios específicos, os "microscópios metalográficos". Este tipo de microscópio possui baixo campo focal, permitindo apenas a observação de superfícies perfeitamente planas e polidas e atacadas.

Em razão disto, a preparação metalográfica tem grande importância na qualidade de uma análise. Estes microscópios, em geral, possuem filtros e analisadores e sistema de captura de imagem através de câmera digital integrados, que permitem o registro das análises realizadas.

 

Analises qualitativa e quantitativa

A qualitativa determina quais são os microconstituintes (microestrutura) que a compõe o material analisado, eles variam de acordo com o tipo de liga analisada e de acordo com os tratamentos térmicos, tratamentos mecânicos, processos de fabricação e outros processos a que o material haja sido submetido.

A quantitativa determina o tamanho médio dos grãos, a porcentagem de cada fase constituinte do material, a forma e o tipo de inclusões não metálicas, a forma e o tipo da grafite, no caso de ferros fundidos e outros dados específicos de cada liga.

 

As analises qualitativa e quantitativa são realizadas manualmente através de imagens comparativas ou medição manual. Mas atualmente o software de análise é o sistema mais utilizado pela sua praticidade, exatidão e eficiência.

Postado em 21/09/2018 às 17:09:43
What's App icone